Livros que Mudaram a Minha Vida
- Samanta Amorim
- 24 de abr. de 2019
- 8 min de leitura
Eu to muuuuito feliz de poder compartilhar isso aqui, já vou começar falando que meus gostos podem ser um tanto quanto peculiares, e é isso. Eu fiz uma lista rápida dos livros favoritos da minha vida, livros que eu sou apaixonada a muito tempo, alguns deles são livros pouco conhecidos, então eu já to morrendo de ciumes de fazer propaganda dos meus filhos hahahah não sei se alguém ai curte ler textos enooormes, mas já´fique sabendo que eu quando começo a falar de livros pode esperar que vem textão, apresento-lhes senhoras e senhores os ilustríssimos donos da minha vida ;)
1- Os Miseráveis (Victor Hugo)
Eu caio dura de amor por esse livro e essa historia, tudo se passa na frança no século XIX e conta a historia do Jean Valjean, ele é um homem com um passado muito difícil e quando percebe que sua irma, com seus 7 filhos esta morrendo de fome, ele decide roubar um pedaço de pão, e por isso ele é preso, ficando mais de 19 anos na cadeia, sendo humilhado, e obrigado a fazer trabalho escravo. Depois de 19 anos, Jean Valjean é solto, mas a sua "ficha" fica suja, e ele não é mais visto como um cidadão e sim como um fugitivo, até que um dia ele decide mudar e se transformar em um homem para os costumes franceses, e para isso ele precisa mudar de nome e literalmente se transformar em outra pessoa, se tornando dono de uma fabrica na Alemanha. Só que ele na verdade está sendo perseguido pelo inspetor Javert, um homem com sangue de justiça que esta decidido a encontrar Jean Valjean. Essa historia me fez pensar em tanta coisa, ela é mais uma literatura dramática, tem muitas cenas pesadas no livro como prostituição, violência, estupro, decadência e alcoolismo, mas é um livro que aumenta o nosso senso critico de uma forma inacreditável, e com toda a certeza foi o primeiro livro que me fez querer entender mais sobre politica, e injustiças no mundo. Esse é um livro que eu nunca me cansaria de ler, tudo no livro me da uma sensação nova, e nem preciso falar que sou apaixonada pelo filme desse livro (aliás, eu recomendo o que é um musical :)). Não é atoa que esse livro está em primeiríssimo lugar nessa lista, sou simplesmente apaixonada.
2- O Sol é para Todos (Harper Lee)
Esse livro poderia facilmente fica em primeiro lugar, é um livro sério que nos faz pensar em como o racismo ainda esta muito enraizado na sociedade. A historia se passa no sul dos Estados Unidos, mais especificamente na década de 1930, na cidade de Alabama. Um homem chamado Atticus Finch, que mora com seus dois filhos, é um advogado na pequena cidade. Um dia o juiz decide que ele vai precisar ser advogado em um caso praticamente com uma solução definida nessa época, ele precisaria defender um homem negro chamado Tom, acusado de estuprar uma mulher branca. O livro todo é narrado pelos olhos da pequena Scout, filha do Atticus, e é incrível ver a visão de uma criança ao observar todo o racismo ao seu redor. Seu pai decide aceitar o caso, para principalmente mostrar para seus filhos que racismo não é algo legal, e que ninguém deve ser julgado por isso. O fato de Atticus defender um homem negro causa uma reviravolta na cidade, pois todos acham um absurdo um homem branco defender um negro que para eles já estava julgado. A historia é emocionante, me fez chorar muito em varias cenas, e ver tudo isso sendo narrado por uma criança é simplesmente surreal, nunca me cansaria de ler.
3- Garota Exemplar (Gillian Flynn)
Misericórdia meu Deeeeeus que historia é essa?! hahahahah sério eu fiquei doente com esse livro do começo ao final, eu sou doida por livros de suspense e esse me fez começar a ler enquanto eu banhava, comia, dormia e o dia inteiro, eu literalmente devorei esse livro. Pra você ter uma noção eu li esse livro em menos de 2 dias, na verdade os meus únicos momentos de pausa foram pra dormir (corrigindo, tirar um cochilo é mais apropriado). A Ammy, uma mulher "bela, recatada e do lar", no dia do seu quinto aniversario de casamento simplesmente some (:o), e o marido dela, o Nick Dunne se torna o principal acusado pelo desaparecimento da esposa. A historia é contada pela visão dos dois, o de Ammy é pelo seu diário, no começo nós até achamos eles um casal normal, só que depois começamos a nos assustar com o relacionamento, repleto de inseguranças e medos, e apenas queremos saber qual dos dois esta falando a verdade, até porque a Ammy pode muito bem ter sumido porque quis, agora o seu marido, o Nick se encontra muuito ferrado nesse livro porque praticamente todas as provas se voltam contra ele, tirando a pressão da família e da mídia, que vai com tudo para colocar ele como o acusado de matar a esposa, eu em um momento desse livro comecei a pensar que todo mundo tava ficando doido, as vezes eu pensava que a Ammy tinha sumido e ido pra Paris tomar champanhe com o amante (zoas), e em outros momentos eu pensava que o Nick tinha realmente matado a esposa, enterrado ela, depois bebeu muito e esqueceu o que aconteceu (acho que alguém aqui é meio paranoica hahahah), mas, serio, esse livro me deixou doente, parece que já tem o filme, mas ainda não assisti, deve ser ótimo. esse livro apesar de ser bem louco eu amo muitíssimo.
4- A Rainha Vermelha (Victoria Aveyard)
Eu nunca, jamais, em nenhuma circunstancia vou me cansar de falar desse livro. Ok, vamos lá. Falando sobre esse livro pela milionésima vez, o que acontece é o seguinte, a Mare Barrow é uma jovem que morar em um lugar meio que alternativo, nesse lugar as pessoas são classificadas pela cor do seu sangue (vermelho e prateado), a Mare é uma de sangue vermelho, e os de sangue vermelho são considerados a baixa classe da sociedade, aqueles que trabalham para os de sangue prateado (os chefões) que são os únicos que conseguem ter poderes, eles mandam em tudo, e em um certo momento da historia a Mare descobre que tem poderes de pateados, mesmo tendo o sangue vermelho (é confuso demaais), então ela basicamente tem que começar a se esconder do governo pois eles não querem que a população saiba que uma vermelha tem poderes de prateados (e ainda mais fortes) pois isso poderia causar uma rebelião. (esse foi o resumo mais resumido da historia). Enfim, esse livro é maravilhoso, eu sou apaixonada pelos personagens, e a Mare é uma das minhas personagens femininas favoritas :) (aqui vou deixar o link da minha postagem sobre os motivos para ler a rainha vermelha, é mais detalhado)
5- O Lado Bom da Vida (Matthew Quick)
Pat é um homem que acabou de sair de uma ala psiquiátrica, e não tem noção do porque estava la, e nem por quanto tempo. No decorrer da historia descobrimos que foi por algum acontecimento relacionado com sua esposa, que por algum motivo decidiu se manter distante dele, até lá o Pat decide que vai tentar ser uma pessoa boa, vai cuidar do seu corpo e da sua saúde, vai ler todos os livros que sua esposa amava e esperar por ela, tudo isso para que um dia ela volte para ele, até que ele conhece a Tiffany, que é meio maluquinha no começo, mas depois você gosta dela. Nesse livro a gente ver que a cabeça do Pat anda muito bagunçada e confusa, e também queremos descobrir o que realmente aconteceu. O livro é ótimo, maravilhoso, mas o que realmente me fez colocar ele nessa lista foi o final dessa historia, eu nunca chorei tanto em toda minha vida. Eu sei que muitas pessoas que já leram o livro não se emocionaram como eu, provavelmente não se importaram com o final, que realmente é bem simples, mas quando eu, Samanta, li o final, eu simplesmente não consegui mais parar de chorar. O final pra mim algo que foi o mais puro sentido da palavra amor, a ideia de se doar, de permitir que a pessoa que você ama seja feliz, mesmo que não seja ao seu lado. Foi lindo demais ver como o Pat mudou o seu pensamento, e todo caminho ate ele alcançar essa maturidade. Eu amo demais esse livro, e esse final mais ainda.
6- O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Bronte)
Heathcliff, it's me, I'm Cathy I've come home, I'm soooo cold
Se você não conhece essa musica maravilhosa, eu não sei o que de mais interessante você pode estar fazendo da sua vida hahahaha ta bom isso ficou um pouco dramático demais. O morro dos ventos uivantes é provavelmente o meu livro de romance de época favorito, a historia é meio complicada então vou tentar resumir. Heathcliff é um homem que quando pequeno foi adotado por um outro homem que o acolheu como seu filho, esse homem tinha mais dois outros filhos, a Cathrine e o Hindley. O Heathcliff e a Cathy se tornaram próximos, brincavam juntos, até que começou a rolar um certo romance entre eles, já ele e o Hindley não se gostavam, e o Hindley chamava o Heathcliff de bastardo, e as coisas só pioraram depois que o pai deles morreu, como Heathcliff não tinha mais ninguém, o Hindley tirou os seus poderes por ser considerado também o filho e o transformou em um simples escravo, mas o que persistiu foi o seu amor por Cathy, durante o livro, Heathcliff vai se tornar um homem amargurado, pois vai sofrer muitas humilhações do seu quase irmão, e irá em certo momento da historia , ir embora, e voltar como um senhor cheio de riquezas e poder, porem, Cathy, sua amada, esta noiva de outro homem. Essa historia é beeem antiga, é um clássico da literatura inglesa, e eu sou simplesmente apaixonada, já li varias vezes, e assisti todas as versões em filme existentes hahaha, é uma historia linda, e também muito triste, o final que o diga.
7- Serie Crossfire (Sylvia Day)
Tá aqui mais um romance que eu sou apaixonada. Conta a historia da Eva Tramell, que está começando no seu trabalho e conhece o CEO (uuu) Gideon Cross, os dois já se esbarram e a gente já sente a química só de ler, na historia, a Eva Tramell foi estuprada quando era uma criança pelo seu meio irmão, mas ela deixa bem claro no livro que meio que já superou isso, e que agora não sofre mais como antes. No desenrolar da historia, nós observamos que o Gideon Cross é um ogro, é isso mesmo, ele é soberbo e acha que todas as mulheres devem se jogar aos pés dele (risos), e a Eva Tramell é claro, não deixa ele pensar isso, ignorando ele sempre que pode. Acontece que o Gideon Cross também é cheio de problemas, eu não quero soltar um spoiler, mas eu preciso, então se você for ler esse livro, finge demência e não lê essa parte...3, 2, 1 sai..... e sério, vai ler mais pra baixo tchau.... pra quem ficou e não tá nem ai, o Gideon Cross também foi estuprado quando era uma criança, mas não tem problema saber disso, logo no segundo livro se descobre, e aliás, isso é uma série, tem inúmeros livros. Eu amo essa historia por que se trata de um romance real, não sou nem um pouco fã de romances adolescentes, e esse livro ate hoje me deixa doida, tirando que as musicas que se passam nesse livro são maravilhosas:)
8- Perdida (Carina Rissi)
Esse deveria ser o meu nome nesse blog, porque mais perdida que eu aqui não tem, na verdade eu to morrendo de sono, são 24:25, amanha eu acordo 4:00 então assim, eu to querendo muito passar aqui a essência maravilhosa desse livro sem dormir, é a minha meta hahahahah, esse livro é maravilhoso, ele é pra quem diz que não gosta de autor ou livro brasileiro, a historia é bem simples, conta sobre a vida de Sofia, uma mulher do século XXI que vai parar por meio de um celular no século XIX (:o) o maior fato por eu amar esse livro é porque ele foi um dos primeiros livros que eu li na minha vida, e a historia é muito divertida, tem um romance com o Sr Ian Clarke (crush literário) e a Sofia é a personagem de um livro que eu mais me identifiquei até agora, todas as suas decisões seriam as minhas decisões (será por isso que quase todas foram erradas? hahahahah). O livro é maravilhoso, sempre que eu to entediada eu leio esse livro, nunca me canso.
Então... é isso:)
Fiz só de 8 livros, poque esses são os favoritos da minha vida por enquanto, talvez depois eu coloque mais alguns quem sabe. E é isso ;)
O lado bom da vida melhor livro de todoss S2