Como não permitir que problemas pessoais afetem sua vida
- Samanta Amorim
- 25 de abr. de 2019
- 4 min de leitura
Muitas vezes somos tomados de momentos na nossa vida que nos tiram do rumo, e por mais que a gente não queira, acabamos pegando todos os problemas da nossa cabeça e não conseguimos mais tira-los de lá, o que acaba afetando negativamente nosso estudo, nosso trabalho e todos os nossos sonhos começam a ir por água a baixo. Eu já passei por isso várias vezes e sei bem como é, mas com o passar do tempo eu descobri maneiras de abstrair todos os problemas a minha volta e me concentrar apenas no meu futuro, e muitas vezes até a enfrentar esses problemas. Aqui eu vou listar algumas das coisas que me ajudam a enfrentar esses momentos, coisas que eu sempre quis que alguém me falasse antes e que agora eu tenho a honra de falar pra vocês :)
1- Esteja ciente dos seus objetivos
Um grande passo pra se conseguir enfrentar isso é ter em mente o futuro que você tem pra si em sua mente, é muito mais fácil enfrentarmos um problema quando temos uma meta e sabemos que o que vamos enfrentar irá nos trazer coisas boas posteriormente. Se você está com um grave problema pessoal, você deve passar a focar apenas no seu objetivo, porque quando conseguir alcança-lo todos os outros problemas se tornarão irrelevantes.
2- Aprenda a não dar tanta importância
Eu sei que é difícil simplesmente abstrair tudo a nossa volta, mas as vezes precisamos disso, aliás, é o seu futuro que está em jogo. Mas quando você dá muita importância pra um problema você passa a tratá-lo como uma prioridade na sua vida. É preciso saber diferenciar trabalho e estudo, de vida pessoal.
3- Desabafe com amigos
Guardar tudo pra si não é legal, por isso sempre que puder fale com alguém de sua confiança o que está acontecendo e como isso está te afetando. Falar com um amigo pode ser o balde de água que você está precisando. Não queira levar o mundo nas costas quando você sabe que isso irá afetar seu futuro, compartilhe com alguém suas inseguranças, essa pessoa pode ter um bom conselho para te dar e você não se sentirá sozinho nessa. (só tome cuidado pra quem você conta seus problemas, ok?)
4- Mantenha a concentração
Naã perca o foco! Você pode até estar com problemas, mas não é só você que passa por isso, uma infinidade de outras pessoas podem estar passando pela mesma coisa que você, e estão mantendo o foco nos seus objetivos, e eu creio que você não queira ser mais um que desiste dos sonhos por causa das injustiças da vida.
5- Caso necessário, busque terapia
Ninguém é de ferro, as vezes precisamos de ajuda especializada para lidar com tudo isso. Se o seu problema é muitíssimo difícil de lidar e sua cabeça está confusa, busque por ajuda! Não é problema nenhum admitir isso, você agradecerá no futuro.
6- Solucione seus problemas
Essa é a dica que eu mais recomendo, sempre que estou com um problema que não sai minha mente eu vou lá e resolvo ele, não consigo passar uma semana com um problema sem resolve-lo. Se você esta com algum problema com uma pessoa, vá e converse com ela, lave a roupa suja, por mais que isso seja difícil, resolver um problema pacificamente é bem melhor que resolver agressivamente. Você precisa ter em mente que você quer paz, e a sensação de resolver um problema que estava acabando com você aos poucos é indescritível.
7- Crie metas de solução
Ok, não vamos ser tolos, quase tudo se resolve em pouco tempo, mas nem tudo, por isso muitas vezes estabelecer uma meta de solução é a melhor maneira de lidar com um problema, por exemplo se você está com um problema financeiro que não pode ser resolvido imediatamente, se planeje para resolve-lo posteriormente em algum dia, crie metas realistas, e trabalhe para resolve-las, quando se faz isso o seu cérebro entende que você tem tudo sobre controle e você consegue manter o foco no seu trabalho.
8- Controle suas emoções
Não entre em desespero! Tudo tem um jeito de resolver. Eu sempre tive um truque, eu adorava fazer apresentações quando estava no ensino médio, adorava passar horas falando sobre um tema que gostasse, mas nem sempre eu sabia o tema, e era aí que eu entrava em desespero, mas o que eu fazia era relaxar, respirar e fazer uma apresentação como se eu fosse Expert no assunto, mesmo que soubesse pouco sobre ele, e com isso eu passava um ar de profissionalismo e no final tudo acabava dando certo. Por isso é preciso que você faça como eu fiz e controle suas emoções, e os benefícios serão vários.
9- Respeite seus momentos de crise
Como eu já disse, todo mundo tem problemas, você não é mais fraco ou azarado que ninguém por estar passando pelo o que você está passando, muito pelo contrario, imagine que isso tudo é uma forma de crescimento pessoal na sua vida, e tente não se martirizar por isso, você não é o único.
10- Faça o seu trabalho
Siga em frente, aos trancos e barrancos, mas não sai desse objetivo de jeito nenhum. Faça a sua parte, trabalhe, estude, faça o que for necessário, mas não se perca no caminho e tudo acabará dando certo no final, vai por mim :)
11- Defina limites
É claro que você não precisa aguentar tudo, você não é obrigado a nada e sempre pode decidir chutar o pau da barraca. Estabeleça o que você esta disposto ou não a aguentar para conseguir realizar seu sonho, o que não estiver disposto, desista, mas não se esqueça que você é o único responsável por como sua vida vida estará daqui a 10 ou 20 anos.
12- Respire fundo e vá em frente
Eu já devo ter falando um 20 vezes nesse post para você seguir em frente hahah mas eu digo isso poque é necessário, se você tem realmente um sonho, desistir dele não é uma opção, dias melhores virão, e quando vierem, você estará rindo disso tudo em Roma, e bebendo Martíni com a Beyoncé haahahahhahaah
Comments